Dicas de integração sensorial para professores
Integração Sensorial é um processo neurobiológico inato que se refere à interpretação dos estímulos sensoriais do meio ambiente (Ayres, 1979). Quando uma criança tem um Transtorno de Processamento sensorial, a informação do meio ambiente e os próprios sentidos não estão bem organizadas no cérebro. Isso resulta em problemas no processamento de informações e alterações comportamentais e/ou emocionais de forma inadequada para a tarefa.
As dicas a seguir podem ajudar as crianças que são hipersensíveis ao toque, auditiva, visual e que necessitam de movimento para manter-se organizado na sala de aula.
Estratégias Organizacionais em sala de aula Geral
-Usar papel quadriculado para ajudar a organizar os problemas de matemática.
-Fornecer papel pautado para escrita(Caderno alibombom para escrita cursiva)
-Fornecer adaptadores de lápis para as crianças que têm dificuldade para preensão do lápis maduro.
-Lembre as crianças a utilizar as suas mão não-dominante para segurar o papel.
-Ajuste cadeiras e mesas para a altura adequada para cada criança. (Os pés devem tocar o chão. Altura da mesa deve ser logo abaixo do cotovelo da criança.
-Manter atenção auditiva,evitar as distrações visuais a um mínimo. (cartazes,painéis,portas e janelas)
-Se uma criança pressiona muito duro com o lápis(ou utilizar o lápis jumbo)
-Sempre a informação presente no melhor modalidade da criança. Visual, auditiva ou multisensorial atividades de aprendizagem podem facilitar a compreensão e memória.
As crianças que são sensíveis à luz, toque inesperado, muitas vezes preferem toque firme / pressão, o que ajuda a organizar seu comportamento. Mantenha as seguintes dicas em mente:
-Utilize pressão firme no ombro ou nas costas, ao invés de um posicionamento mão suave.
-Coloque a criança inquieta e dispersa com ajudante de sala.Pode favorecer uma maior organização do ambiente e das tarefas solicitadas.
Algumas crianças estão em