Dicas de informática
Recentemente tive que trocar um HD do meu micro que simplesmente parou de funcionar (provavelmente será um outro artigo pois é um caso bem interessante), e aproveitei para migrar para o Windows 7 e atualizar alguns outros programas (MS Office, Thunderbird, etc), e comecei por restaurar o que podia dos meus backups.
Em cima desse caso, vou ver se preparo alguns artigos especificos sobre backup. O que fazer, programas, que arquivos manter backup, automatização, etc... Enfim, quem já passou por uma "atualização de disco traumática", ou atualização de sistema, ou qualquer outra necessidade de recuperar arquivos e programas sabe o quão chato é saber que alguma coisa você tinha esquecido de manter uma cópia, e agora não tem como recuperar.
Para complicar, muitas pessoas atualmente trabalham em home office, o local de trabalho é em algum comodo de casa ou próximo, ou trabalham em pequenas empresas, o que normalmente implica em não haver um "departamento" da empresa (e técnicos) específico para acompanhar problemas como backup ou recuperação de dados.
A solução para a maioria dessas situações é utilizar um bom programa de backup, automatizar ao máximo as rotinas de backup, e claro, utilizar um local SEGURO para armazenar o backup.
Mas... para ficar "realmente" precavido, é bom primeiro você "planejar" o seu backup, ou seja: * O que deve ser copiado? * Que programas? * Que dados? * Frequencia do backup * Local de backup
Enfim, gaste uma horinha, coloque tudo no papel, anote tudo! E depois é só procurar os programas necessários, o hardware necessário e criar uma ROTINA (seja de forma automática pelo sistema ou mesmo manual com um lembrete de papel para você não se esquecer)!
O mais importante é: esteja CERTO de tudo que você quer manter seguro, periodicamente reveja seus conteúdos, e SEMPRE lembre-se de manter o backup atualizado.
Bom, vamos então à parte prática:
QUE TIPO DE BACKUP?
Parece simples de