Dicas de escrita
Coesão significa união íntima das palavras de um todo. Um texto não é apenas um agrupamento de ideias aleatórias, mas sim uma ligação que resulta em unidade textual. A coesão é obtida quando se promove a devida conexão entre palavras, orações, períodos e parágrafos.
Vamos aos Recursos Coesivos (famoso termo conectivo, que costumo falar sempre rsrs).
Atenção meninas!
Existem vários tipos de recursos que podem servir de conectivos para as partes do texto que são as conjunções, as preposições, os pronomes e os advérbios. Portanto vou relacionar os termos conectivos e informar a função de cada um deles, ou seja, onde podem ser usados, desta forma, garantindo uma seqüência lógica do texto.
Observe alguns recursos coesivos, logo abaixo as palavrinhas mágicas que nos ajuda na redação da nossa escrita jurídica: e, além, além disso, ademais, ainda, bem como, também – acrescentam ideias, argumentos. embora, não obstante, apesar de, a despeito de – estabelecem relação de concessão, de resignação. mas, porém, contudo, entretanto, no entanto – estabelecem oposição de ideias. assim, dessa forma, portanto, desse modo, por fim, enfim – complementam e concluem ideias. assim como, da mesma forma que, como, tal qual – estabelecem relação de comparação, de semelhança. de fato, realmente, é verdade que, evidentemente, obviamente, está claro que – fazem constatações ou admitem um fato. porque, devido a, em virtude de – introduzem explicações. antes de mais nada, sobretudo, principalmente, especialmente – dão ênfase ou destaque a algum fato ou ideia. antes que, enquanto, depois que, quando, no momento em que – estabelecem relações de temporalidade. Conforme, de acordo com – estabelecem relação de conformidade.
Coesão Referencial
Há certos itens na língua que tem a função de estabelecer referência, isto é, o leitor relaciona determinado signo a um objeto tal como ele percebe dentro da cultura em que vive.
Ex.: Timão = Flamengo!! Rsrs
Quando se fala