Dicas de Entrevista de Emprego
Nessa fase, o entrevistador está interessado apenas no que diz respeito a sua vida profissional. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas.
Fale-me um pouco de si.
Procure especificar a questão. O que o entrevistador deseja saber: sua personalidade, seus interesses, seu histórico profissional, etc.
Quais são seus objetivos em curto prazo?
Seja específico dentro dos objetivos da organização.
O que você procura em um determinado emprego?
Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a companhia.
Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da companhia?
Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros à companhia.
Quais são seus pontos fortes?
Fale das características desejadas, tais como: entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, responsabilidade, iniciativa (pró-atividade) e competência técnica.
Quando o selecionador perguntar sobre os pontos positivos ele quer saber, sob o seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Faça seu marketing.
O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Fale a verdade. Mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento profissional.
Onde você se vê em cinco anos?
Mostre que já traçou um plano consistente de carreira e que sabe o que fazer para realizá-lo.
Qual foi o último livro que você leu?
A pergunta subliminar é “Você tem o hábito de Leitura?”. Pode ser que suas leituras de livros estejam atrasadas, mas você lê constantemente jornais comuns e artigos especializados, revistas (Exame, Você S.A., Veja, etc). Nunca vá a uma entrevista sem ter lido o jornal do dia.
Quais são seus objetivos de longo