Dicas de como escrever artigos
Prof. Carlos Alberto Kamienski - UFABC
1) Formato do artigo
Usar preferencialmente estilos técnicos, como da IEEE
(http://www.ieee.org/portal/cms_docs_iportals/iportals/publications/authors/transjnl/styl
emanual.pdf, http://www.itng.info/ieeepaperinstruct.doc) , ACM
(http://www.acm.org/sigs/publications/pubform.doc) , SBC
(http://www.sbc.org.br/template.). A escolha fica por conta de cada um, porque para cada periódico ou conferência que se submete um artigo, deve-se adequar ao formato solicitado. Normalmente, os autores usam o Latex (os mais tradicionais) ou Microsoft Word para elaborar os artigos. No entanto, o formato de submissão costuma ser Adobe PDF.
Alguns locais ainda aceitam artigos em PostScript (PS), mas o PDF já se tornou o padrão de fato para artigos científicos.
2) Tamanho do artigo
O tamanho (número de páginas) de um artigo é sempre especificado pelo periódico/conferência. Como regra geral para não ter o artigo eliminado logo de cara, é melhor nunca exceder o tamanho. Por outro lado, não é bom submeter um artigo com muito menos páginas do que o máximo permitido. Por exemplo, se alguém submete um artigo com 7 páginas a uma conferência que aceita até 10 páginas, os revisores podem facilmente criticar o autor, argumentando que muitas outras questões importantes poderiam ter sido abordadas e o autor não tem desculpa, porque não atingiu o limite de páginas (isso ocorre na prática).
A não ser em casos de resumos (às vezes com 1 ou 2 páginas), artigos deveriam ter no mínimo 4 ou 5 páginas. Por outro lado, não são comuns artigos com mais do que 30 páginas (embora ocorra às vezes). Obviamente isso depende do tamanho máximo permitido. 3) Seções de um artigo
Tipicamente as seções devem ser numeradas e o artigo deve ter algumas seções obrigatórias, como resumo, introdução, conclusão e bibliografia. As seções iniciais
(pode ser só uma), depois da introdução costumam dar uma visão geral do