Dicas contra o desperd cio de gua1
898 palavras
4 páginas
Dicas contra o desperdício de águaA água doce é um recurso finito do Planeta Terra. E o processo de tratamento da água é criterioso e caro. Por isso, use racionalmente e evite qualquer desperdício: - Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxagüe.
- Evite lavar as calçadas com mangueira. Antes, elas devem ser varridas.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira.
- Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.
- Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
- Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d´água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.
Rio - Samba, (suposta) malandragem e apelos didáticos por economia.
Assim é a nova campanha contra o desperdício de água lançada pelo governofluminense, a segunda desde 2014 e que estará no ar nos próximos dias.
Ela apresenta dois personagens de animação: os irmãos Esbanja e Manera.
O primeiro, descontraído e despreocupado, vive desperdiçando o produto; o segundo, de óculos e compenetrado, é um vigilante do consumo consciente.
Em três filmetes, os dois personagens protagonizam situações cotidianas, sob o chuveiro, escovando os dentes ou fazendo a barba.
Nelas, Esbanja prega (e pratica) abertamente o desperdício. Manera, então, modera e doutrina o irmão gastador, ensinando como economizar água.
Comparações sobre