Dica como escrever artigo
A tarefa de escrever um artigo não é difícil, mas requer um cuidado mais especial com as normas e regras da ABNT e da escrita. Estou enviando aqui algumas dicas para que o trabalho fique mais prazeroso. Leia todo o texto.
Então vamos lá!
Um bom artigo científico deve ser escrito com clareza, precisão e fluência. O leitor deve ser o seu foco principal, ou seja, o texto deve ser escrito de forma que o leitor se sinta interessado em lê-lo e que seja capaz de entender o conteúdo facilmente.
A sua posição, como autor, deve ser cuidadosa. A atenção com as palavras, com a pontuação, com a ortografia e com a gramática deve ser muito grande. É que não se pode deixar lacunas para que o leitor atribua diferentes sentidos ao seu texto. Diferentemente do romance, o artigo científico é pontual, sem ambigüidades.
Erros de português destroem a credibilidade de qualquer texto. Mesmo abreviaturas como “vc” ao invés de “você”, por exemplo, já é um grande sinal de falta de qualidade no seu texto, e não deixa de se caracterizar erro de português. É possível que você cometa alguns erros como qualquer pessoa comete, mas é preciso diminuir suas chances de errar fazendo revisão de seu texto, por exemplo.
Outra coisa, um texto científico deve ser independente da opinião do(s) seu(s) autor(es) e unicamente baseado em fatos ou literatura.
Para isso se adota uma formulação onde, em teoria, o(s) autor(es) não aparece(m). A forma usual para isso, em português, é a forma impessoal. A forma usual para "esconder" o(s) autor(es) em inglês é o "nós" (we), mas não deve ser usada em português, sendo preferido a forma impessoal. Por exemplo, não escrever "coletamos dados sobre ..." ou "iremos propor ..." mas escrever "foram coletados dados sobre ..." e "será proposto ..."
Outro aspecto muito importante nessa produção textual é evitar adjetivos e superlativos.
Por exemplo, evitar expressões como "o maior problema", "solução perfeita", "a