Diarios Prof
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE LETRAS DALCÍDIO JURANDIR
Lillian Silva Corrêa1
MUSSALIM, Fernanda. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, v. 02, 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BUNZEM, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino da produção de texto no ensino médio. In: BUNZEM, C.; MENDONÇA, M. (orgs.) Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: Algumas reflexões. In: DIONIZIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (orgs.) O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
KOCH, I. V. ELIAS, V. M. E. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Os títulos dos textos são um pouco complexos, para compreendermos exatamente o que os textos dizem é imprescindível que leiamos todo o seu conteúdo, pois os títulos não facilitam a nossa compreensão. O texto que tem tanto a capa quanto o título mais atrativo é o texto “ler e compreender: os sentidos do texto”, os outros não apresentam capa ilustrada e por isso limita a nossa imaginação. Eu acredito que os textos apresentam um conteúdo que contribuirá para a nossa formação e que apresenta uma linguagem culta e formal, típica de gêneros acadêmicos.
Lendo o texto “Análise do discurso” percebi que toda produção de linguagem pode ser considerada “discurso”. O analista do discurso contribui para as hermenêuticas contemporâneas, ciência que busca interpretar palavras e textos, onde se supõe a presença de um sentido oculto que deve ser captado, sendo imprescindível esclarecer que este “sentido oculto”, sem uma técnica apropriada, permanece inacessível. O discurso revela a compreensão do sujeito sobre determinado contexto sócio histórico, no qual se evidenciam suas relações para a produção do próprio discurso.
Este texto em questão traz grande contribuição para