diarios de campo-estágio modular I
FARMÁCIA COMUNITÁRIA – Farmácia Bompreço - Bonocô
31/03/2014 – Início: 14:00 / Término: 18:00
Aluna: Kellyane Silva Dias
Preceptor: Farmacêutica Marisete Almeida Santana
Coordenador do módulo: Ademir Evangelista do Vale
Atividades:
Recepção pela Farmacêutica
Apresentação dos funcionários e do espaço físico da Farmácia
Hoje foi o meu primeiro dia na Farmácia Comunitária Bompreço localizada na Avenida Mário Leal Ferreira – Bonocô, no Bairro Cosme de Farias. Fui, inicialmente, recepcionada pela Farmacêutica Substituta Marisete Santana que me apresentou a equipe de funcionários da Farmácia e o espaço físico da mesma. Ao ser apresentada ao espaço físico, conferi a existência do documento de Autorização de Funcionamento da Empresa, expedida pela ANVISA e o Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, do artigo 15 da Lei Federal nº 5.991/73.
A Farmácia em questão dispõe de um profissional Farmacêutico durante todo seu horário de funcionamento. A obrigatoriedade da presença desse profissional é respaldada pela Lei Federal 5.991 /73. Decreto 793 /93 que no artigo 27, diz que a farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável durante todo horário de funcionamento do estabelecimento. Além de ressaltar que, a presença do farmacêutico responsável substituto é permitida para suprir os casos de impedimento ou ausência do titular. Ao decorrer do tempo, pude perceber a importância da presença da Farmacêutica, pois a todo o momento, os clientes procuravam pela mesma a fim de receber orientações a respeito do uso dos medicamentos adquiridos.
A farmacêutica mostrou-se bastante receptiva e disposta a passar-me o máximo de informações e conhecimentos possíveis. Logo de início, recebi orientações a cerca do modo de organização dos medicamentos nas prateleiras e armários. Segundo a RDC nº 44 de, 17 de agosto de 2009, os medicamentos devem ser organizados