Diario reflexivo
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Metodologia da Educação Pré-Escolar II
1 Ano/ 2º Semestre
2010//2011
Diário Reflexivo
Nº 2
Docente:
Odília Castro
Discente:
Petra Raquel Gomes Spínola n.º 2002110
Funchal, 15 de Maio de 2011
Semana 9 a 13
Iniciámos a semana de estágio supervisionado com a intervenção da aluna responsável pelo grupo: Ana Camacho e a aluna ajudante: Petra Spínola. Assim a aluna responsável organizou o grupo no tapete e iniciou a rotina pedagógica, como a colocação das datas e meses, pelo chefe do grupo. Tivemos uma conversa informal com as crianças sobre as aprendizagens que gostariam de desenvolver na semana seguinte, pelo que muitas quiseram participar e dar opiniões sobre o que gostariam de desenvolver, tal como um álbum.
Assim iniciámos o primeiro dia de estágio, antes de irem lanchar algumas crianças revelaram que gostariam de dramatizar situações familiares, neste dia, na área do faz-de-conta. Deste modo, após o lanche, foi reunido o grupo de forma a ficarem todos virados para a área do “faz-de-conta”, cinco crianças ofereceram-se para representarem um teatro com os diferentes elementos da família. As crianças reuniram-se em grupo e decidiram quem é que iriam interpretar, promovendo o papel democrático e o desenvolvimento pessoal e social entre as crianças.
Assim que começaram a representar, as crianças estavam desorganizadas e não tinham qualquer fala, fazendo com que as restantes crianças que assistiam ficassem desinteressadas no tema. Deste modo, foi sugerido que os adultos presentes representassem primeiro uma situação quotidiana familiar, para que as crianças melhor entendessem o que era uma dramatização. As crianças assistiram interessadas e conseguiram compreender alguns aspectos inerentes à dramatização, tornando a tarefa mais fluente no desenrolar no tema. De acordo com isto, o modelo High/Scope refere que durante as actividades o educador deverá estar em alerta e pronto a