diario de campo as1
Data: 18/02/2014
Local: USF Santa Clara
Atividade: Visita ao território, conhecendo o território/área
Chegamos por volta das 09:00 na USF Santa Clara. Numa primeira impressão, achei a estrutura da Unidade muito bonita e nova, seu prédio é grande e acolhedor. Ficamos esperando a ACS Ester na Sala de Reunião com a professora e orientadora Kerle Dayana. Na sala de reunião, encontramos outros alunos de outras instituições da área de saúde. A sala de reuniões é um espaço climatizado e aconchegante e lá a professora nos falou um pouco a respeito da importância de focar no usuário, nas determinantes e condicionantes do processo Sáude e Família e nos explicou brevemente acerca do Diagnóstico Situacional da Unidade. Em pouco tempo, a ACS Ester chegou e, com muita boa vontade e dedicação, foi nos apresentar o território. Ester nos relatou que na sua área havia 6 agentes de saúde, 1 médico, 1 dentista, 1 enfermeiro, 1 técnica e 1 dentista. Explicou também, que na mesma estrutura existem duas Unidades diferentes (Castelo Branco II e Castelo Branco III). Ao lado da Unidade, tem uma creche da Prefeitura que é muito bonita e bem cuidada.
Seguimos para conhecer o território, e o cenário mudou bruscamente. Entramos em becos e ruas bem estreitas com moradias por todo lado. Os becos estavam sujos, com muito lixo pelo chão (cascas de banana, fraldas descartáveis, papelão...). Até que descemos algumas ladeiras e avistamos esgotos a céu aberto, que em época de chuva fica alagado e acumula muito lixo, proporcionando doenças como diarréia aos moradores, gerando-lhes assim uma condição de sobrevida.
Mais adiante, conhecemos uma Senhora idosa chamada Dona Severina, que habita uma morada bem humilde e que foi muito simpática com o nosso grupo, chegou até a nos conceder uma foto com ela.
Depois, vimos outras casas que se localizavam numa área de extremo risco de desmoronamento e falamos com o morador (Seu Severino) a respeito da situação calamitosa em que vive,