Diario de aula/Teoria psicanalíticas
Psicanálise é uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana, e através dessas explicações surge o método de tratamento dos diversos transtornos mentais.
Os fundamentos da teoria psicanalítica se dividem em dois: Os processos psíquicos que são na maioria inconscientes, e a consciência são uma pequena parte da nossa vida psíquica. Já os processos psíquicos inconscientes são submetidos pelas tendências sexuais.
Teoria estrutural do aparelho psíquico se divide da seguinte forma: ID os impulsos múltiplos da libido voltados sempre para o prazer, EGO nossa consciência, memória, afeto, SUPEREGO seria nossa consciência moral, o ideal do eu, o julgamento que fazemos de certo ou errado que nos são inculcados nos primeiros anos de vida, que de forma inconsciente nos acompanha a vida inteira.
Freud tenta explicar a vida humana, analisando o lado pessoal e individual, mas também o lado público e social. Voltado às tendências sexuais que ele chamou de libido.
Libido é toda energia que nos provoca prazer, não só no ato sexual. Um bebê, por exemplo, que mama, o ato de sugar o seio de sua mãe provoca prazer na criança. Freud disse que a boca é uma zona erógena e considerou o ato de sugar sexual. Por outro lado à libido não é só ligada com as áreas genitais como muitos pensam.
A psicanálise entende que a maioria dos nossos conflitos têm tendências sexuais ou libido, e esses conflitos geram os sonhos, que seriam as expressões de desejos reprimidos. Exemplo: os atos falhos, lapsos, que são atribuídos ao acaso, mas que remetem aos mesmos desejos.