diapedese
Dando prosseguimento as camadas da pele há uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado. A estrutura e espessura da pela varia de acordo com o local estudado, por exemplo é mais espessa e complexa na palma das mão e plantas dos pés.
A maioria dos tecidos estão apoiados sobre o tecido conjuntivo, na porção entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo há uma estrutura chamada lamina basal, formado principalmente por colágeno tipo IV, glicoproteínas e proteoglicanos. E tem como função, um papel estrutural, atuam na filtração de moléculas, também podem influenciar na polaridade de células, dentre muitas outras funções.
Abaixo da lamina basal temos o tecido conjuntivo , responsável pelo estabelecimento e manutenção do corpo, dando então suporte a ele. O seu principal componente é a matriz extracelular. A matriz consiste em diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substancias fundamental. As fibras são compostas principalmente por fibras colágeno, são de 3 principais tipos:as colágenas, as reticulares e as elásticas.
O tecido conjuntivo é altamente vascularizado, o sangue, através dos vasos sanguíneos, traz até o tecido conjuntivo vários nutrientes necessários para suas células e leva de volta para os órgão de desintoxicação e excreção, como fígado, rim, etc. Duas forças atuam nesse processo a pressão hidrostática do sangue e a pressão osmótica.