diamante de sangue e africa atual
Comparação e síntese –
Situação África na Atualidade e Filme: Diamante de Sangue
Gabriel Fernandes Bastos | 17 | 3° E
1 – Síntese – Situação África na Atualidade
Sendo a “África o terceiro maior e segundo mais populoso continente do mundo, possui 30.463.792 km² incluindo as ilhas adjacentes, cobre 6% da superfície total da Terra, e 20,4% do total da área terrestre. Com 937.546.079 habitantes (dados de 2005) em 53 países. O continente está rodeado pelo Mar Mediterrâneo pelo norte, o Canal de Suez e o Mar Vermelho pelo nordeste, o Oceano Índico pelo sudeste, e o Oceano Atlântico pelo oeste”.
Fatores históricos levaram a uma questão de pobreza generalizada na África, simplesmente na paste norte onde se encontra a África Subsaariana. Um dos fatores se teve no inicio da globalização, onde os europeus começaram a desbravar os oceanos e a colonizar, o que levou a extração de recursos naturais para suprir as necessidades do capitalismo financeiro que teve um dos seus auges na primeira e segunda revolução industrial.
Sendo atualmente o continente mais pobre em nosso planeta, a África tem que suportar quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria põem em causa o seu desenvolvimento.
Além dos fatores negativos o continente encontra-se sobre um solo rico em minerais, destacando-se o ouro e os diamantes localizados ao sul que respondem pela maior parte da produção mundial. Contendo também uma abundancia em fontes energéticas como petróleo e gás natural que levam a África do Sul a ter um quinto de todo o PIB (produto interno Bruto) do continente.
2 – Síntese - Filme: Diamante de Sangue
Lançamento: 5 de janeiro de 2007 (2h22min);
Dirigido por: Edward Zwick;
Gênero: Aventura, Drama, Suspense;
Nacionalidade: EUA , Alemanha.
Distribuidor: Warner Bros.
Bilheterias