Dialogos
Desde a antiguidade, a matéria foi alvo de muitos estudos e vários pesquisadores tinham diferentes visões sobre o assunto, por isso, decidimos chamar os principais filósofos naturais para dialogarem e discutirem a visão que cada um tem sobre o conceito de matéria. Participarão desta conversa Aristóteles, Platão, Galileu, Descartes e Newton.
Platão: Pessoal, eu acredito que matéria é somente a base informe para as coisas materiais, ou seja, cada objeto é dotado de uma forma, tamanho, uma cor e diversas outras propriedades, porém incapaz de adquirir forma e estrutura por si mesma.
Aristóteles: Concordo com você em partes Aristóteles, mas por que certas pedras, como imãs são capazes de atrair ferro?
Platão: Isso acontece devido aos poderes ocultos e ativos da matéria.
Aristóteles: Hum...pode ser. Acredito que algumas matérias são vivas e dotadas desses poderes que você falou e como tudo que é vivo possui um princípio especial de movimento, a alma.
Galileu: E quanto aos corpos celestes? eles não são vivos e se movem sozinhos, o que acontece?
Descartes: Você tem toda razão Galileu, matéria é inativa, ou seja, só pode interagir mediante colisões.
Aristóteles: Calma Galileu e Descartes vocês entenderam errado. Na realidade, o que possibilita o movimento dos corpos celestes é uma matéria especial que os compõem chamada éter.
Galileu: talvez, mas como você explica uma flecha ser arremessada e continuar a se mover durante um bom tempo?
Aristóteles: A ponta desse objeto empurra o ar, e a região posterior, que não pode ficar vazia, é preenchida pelo ar deslocado. Este por sua vez a empurra.
Galileu: Você está equivocado, o ar não ajuda no movimento pelo contrário atrapalha. Na realidade quando jogamos um objeto com uma força e ele continua movimento a menos que haja uma força contrária a este movimento. No caso, o ar seria esta força contrária ao movimento.
Aristóteles: Mas, desta forma você está considerando a