Dialogo Na Livraria
1. Defina moeda e suas funções, exemplificando-as.
Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços, que tem poder liberatório (capacidade de pagamento) instantâneo.
As principais funções da moeda são as seguintes:
a) Meio ou instrumento de troca: a moeda permite que as trocas sejam indiretas, reduzindo os custos da transação, pois se não houvesse moeda para facilitar as trocas de mercadorias, as trocas teriam que ser diretas, ou seja, economia de escambo – trocando bens por bens.
b) Unidade de medida (ou unidade de conta): a moeda serve como medida do valor de troca das mercadorias, sendo que o preço de um bem é a expressão monetária do valor desse bem: se uma maça vale R$ 1,00 e uma banana R$ 0,10, uma maça pode ser trocada por 10 bananas.
c) Reserva de valor: a moeda representa um direito que seu possuidor tem sobre outras mercadorias. Ela pode ser guardada para uso posterior, pelo que ela serve como reserva de valor ou forma de poupança. A moeda serve de reserva de valor para uma pessoa, mas não para toda sociedade: o que vale para o individuo não vale para a sociedade, pois, o que determina a riqueza de um país é a sua produção global e não o montante da moeda existente. 2. Conceitue Meios de Pagamento.
Na verdade, existem varias formas de conceituar meios de pagamento. O conceito mais utilizado é chamado de M1, que é o total de moeda que não rende juros e é de liquidez imediata (moeda com p pública mais depósitos a vista). Contudo, dependendo do objetivo, são utilizados os conceitos de M2, M3 e M4, que incluem ativos financeiros que rendem juros e são de alta liquidez (embora não imediata).
3. Por que podemos diferenciar M1 das demais subdivisões dos meios de pagamento (M2, M3 e M4)?
Podemos diferenciar porque o M1 não rende juros e é de liquidez imediata, já o M2, M3 e M4 rendem juros e são de alta