Dialogo entre o ensino e a aprendizagem - Síntese
Telma Weisz com Ana Sanchez
Síntese
No livro, o diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem, Telma conta como ela se transforma em uma professora que busca uma construção de ensino que leva em conta o saber de todas as camadas da sociedade, inclusive as chamadas “excluídas” e busca conhecer e se aproximar destas camadas excluídas para aprender como se posicionar diante a eles, já que acredita que todos podem aprender e de que são capazes disto.
E no tempo de leitura do livro, há uma interação leitor e locutor, produzidas a partir de um cotidiano de sala de aula.
No primeiro capitulo ‘Meu batismo de fogo’ conta um pouco da trajetória de faculdade, o motivo da escolha, e o inicio da sua trajetória como educadora.
Do capitulo dois ao capitulo quatro, a autora, tenta esclarecer o construtivismo educacional, tentando o esclarecer ao máximo, buscando como diz no título do capitulo dois: ‘Um novo olhar sobre a aprendizagem’.
Do capitulo cinco até o oitavo, a autora, apresenta e discorre alguns pontos muito presentes na educação atual: 1) O porquê de “receitas prontas” não dão certo para todos os tipos de alunos, já que cada um possui uma maneira de aprender. 2) A necessidade de mudança do ensino, mas de uma maneira que o reconstrua partindo de um novo ideal, perdendo um pouco a visão apenas teórica. 3) “O conhecimento avança quando o aprendiz enfrenta questões sobre as quais ainda não havia parado para pensar”, ou seja, o planejamento e o questionar do professor faz com que o aluno se torne reflexivo e ganhe o máximo de informação. 4) O conteúdo de sala de aula deve estar presente na vida do aluno, ou seja, textos reais com intenções reais. 5) Uma busca por crítica construtiva, não apenas critica por critica. 6) Alunos que possuem uma dificuldade maior devem ter um acompanhamento pedagógico que o atenda, sendo assim, as dificuldades devem ser rapidamente encontradas, afim de ajudar o aluno a progredir. 7) A formação