diagramação de um mapa
Curso de Geografia – 1º Série – Ano Letivo 2014
Disciplina: Cartografia
Prof. Eustáquio José Ragazzi
DIAGRAMAÇÃO DE UM MAPA
Nas artes gráficas, diagramação significa o conjunto de operações visando dispor os elementos de um documento de maneira estética e funcional. Quando da confecção de mapas, também devemos promover sua diagramação, o que implica pensar uma boa apresentação do documento levando em conta a Semiologia gráfica (ciência que estuda os signos utilizados em comunicação), já que os sinais devem ser fiéis portadores da mensagem transmitida. Assim, a enunciação da idéia por meio dos símbolos deve ser clara, de modo que não leve o leitor a interpretações dúbias ou equivocadas. É o que se poderia chamar de expressão de um mapa.
Quando da organização de um mapa, é também importante pensarmos em facilitar a imaginação do leitor, evitando-se constantes consultas à legenda. Isto é o que se entende por evocação (trazer à lembrança). Neste sentido, devemos considerar também a lei do menor esforço, pois um documento será tanto mais eficaz conforme a mensagem seja captada com menor esforço mental e no menor tempo possível. Outra questão a ser considerada diz respeito ao fato de que um mapa deve formar um conjunto agradável e eficiente, mantendo uma harmonia entre seus componentes (cores, símbolos, letreiro). Isto significa dizer, por exemplo, que a idéia principal deve ser colocada em evidência, mantendo-se, assim, uma harmonia entre o mapa-base e o tema. É o que poderia chamar utilidade de um mapa. De modo geral, um mapa deve responder basicamente a duas questões de interesse, que são:
Tal elemento, onde está?
Tal lugar, o que contém?
Além disso, a questão da precisão também deve ser considerada durante a diagramação, pois estará diretamente relacionada com a escala (escala maior implica maior precisão).
O modo de organização dos componentes é outro aspecto de