Diagrama de ishikawa
1. INTRODUÇÃO 4 2. CONCEITO DE DIAGRAMA CAUSA E EFEITO 5 3. ESTUDO E FINALIDADE 6 4. RAZÕES 7 5. VANTAGENS 8 6. EXEMPLOS 9 6.1 EXEMPLO: DIAGRAMA “ESPINHA DE PEIXE” 9 7.2 EXEMPLO 2: DIAGRAMA ISHIKAWA 10 7.3 EXEMPLO 3: DIAGRAMA ISHIKAWA - PIZZARIA 11 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar conceitos sobre o diagrama de causa e efeito ou ishikawa, ele irá mostrar como esse modelo identifica o processo organizacional. O diagrama tem por fim intervir no processo de um problema dentro da organização, na qual o administrador usando esse procedimento irá fazer sua analise obtendo o seu resultado esperado.
CONCEITO DE DIAGRAMA CAUSA E EFEITO
O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, em 1943 e foi aperfeiçoando nos anos seguintes.
Conforme meio eletrônico (2012. Site)
Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração pelo gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como ''Diagrama de Causa e Efeito'', ''Diagrama Espinha de peixe'' ou ''Diagrama 6M''. Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente. Para isto constrói-se um gráfico com o problema identificado e suas prováveis causas. Com esta apresentação é possível identificar as principais causas das falhas em uma prestação de serviços, assim podendo estruturar as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, sobre a qualidade dos produtos. (Disponível em: . Data de acesso: 30/10/2012).
Como ressaltado o diagrama serve de forma sucinta e