Diagnóstico
Diagnóstico Social
Vale de Cambra, Dezembro de 2011
Pré-Diagnóstico
A elaboração do Diagnóstico Social do Concelho exige dados atualizados, dados que advêm na sua maioria dos resultados dos CENSOS – INE 2011. A disponibilização dos dados não ocorreu até Outubro de 2011, de forma a possibilitar a elaboração dos documentos estratégicos do Concelho, no âmbito da Rede Social.
Os dados a contemplar na elaboração do Diagnóstico Social devem ser objectivos para que a leitura sócio demográfica seja real e precisa, como não foi possível a obtenção dos dados foi definido em Núcleo Executivo a realização nesta 1.ª fase de um pré-diagnóstico.
Metodologia
Em 2010, foram enviadas as todas as entidades representadas no Núcleo Executivo da Rede
Social, a bateria de indicadores disponibilizadas no Site da Rede Social – Segurança Social, para que fossem sinalizados os que seriam fundamentais para constar do Diagnóstico Social.
Foram sinalizados 87 indicadores, dos quais 71 apresentam nas diversas fontes de informação disponíveis, dados a nível Concelhio. Dados que se encontram desatualizados e aguardar a informação que foi recolhida através dos Censos 2011.
Foram ainda, enviadas a todas as IPSS do Concelho uma Ficha de Caraterização das
Respostas Sociais, para que exista uma leitura dos dados referentes às respostas sociais.
Página 2 de 36
CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL
Conselho Local de Acção Social de Vale de Cambra (CLASVC)
O Conselho Local de Acção Social de Vale de Cambra materializa a Rede Social no município e foi constituído no dia 11 de Outubro de 2002.
O CLASVC reúne neste momento 33 entidades, adesão crescente das entidades locais que, progressivamente, reconhecem a sua importância enquanto agentes de mudança e desenvolvimento local.
O Plenário tem um funcionamento e competências semelhantes a um órgão deliberativo (suas decisões não são vinculativas) e reúne-se semestralmente e nele estão representadas todas as