Diagnóstico precoce do Hiv
O Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade, acolhe o soro positivo por toda a vida, disponibilizando atendimentos especializados com nutricionista, assistentes social, enfermagem, psicólogo, infectologista, psiquiatra e farmacêutico.
Por Rose Figuerêdo em 01/12/2014
Nesta segunda-feira (dia 01), dia mundial do combate a Aids, a Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma ação educativa sobre o HIV. A ação de incentivo ao diagnostico precoce acontece oficialmente das 9h às 12h desta segunda-feira, na unidade de Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), localizada na Rua Lima e Silva, nº. 217, no bairro da Liberdade, porém os serviços de diagnostico estarão disponíveis em todas as unidades básicas da rede municipal de saúde.
Durante a ação serão oferecidos testes rápidos de diagnostico do vírus HIV em 15 minutos, palestras, distribuição de material educativo, preservativos masculinos e femininos, além da presença de profissionais nutricionistas informando sobre alimentação saudável, tuberculose, vacina de hepatite B, antitetânica, poliomielite e testes rápido de sífilis, hepatite B e C.
Segundo a gerente do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), Adriana Almeida, para realização dos testes rápidos o individuo deverá apresentar a identidade receberá individualmente informações importantes sobre o vírus e forma de contagio, e são coletado duas gotas de sangue para o teste químico, após os 15 minutos de posse do resultado caso seja positivo é refeito, sendo positivo novamente o individuo é direcionado ao acolhimento para iniciar o acompanhamento para toda a vida, onde terá atendimento com assistentes social, enfermagem, psicólogo, infectologista, psiquiatra e farmacêutico. “O caminho é o diagnostico precoce, quanto mais cedo o vírus for descoberto aumenta as chances de vida