Diagnóstico organizacional
A análise da concorrência pode ser iniciada pelo estudo do ramo de negócios, para tal pode-se utilizar a técnica da análise estrutural, que consiste em examinar as características de um ramo de negócios, chamadas fatores estruturais, para identificar o nível e as variações na lucratividade dos concorrentes. O entendimento da rivalidade, do poder do comprador e de outros conceitos presentes numa análise estrutural é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva.
A análise de mercado é outro fator de extrema importância no processo de análise da concorrência, pois as informações produzidas pelo estudo de mercado permitem à empresa identificar necessidades, nichos para atuar, oportunidades para oferecer produtos e serviços, tendências de comportamento em ascensão ou declínio. Os quatro enfoques principais da análise de mercado são a Análise Geográfica, a Análise Demográfica, a Análise Psicossocial e a Análise Comportamental. Para a formulação de estratégias competitivas, o entendimento do mercado e das características que permitem classificar os consumidores em segmentos ou grupos específicos tem importância igual ao entendimento da concorrência.
No entanto, no desenvolvimento de estratégias competitivas, as organizações devem observar não só o ambiente interno, mas principalmente o ambiente externo, o qual pode ser muito complexo, a depender do tipo de organização. Apesar de muitas variáveis do ambiente permitirem certo grau de controle, outras variáveis são incontroláveis, ou requerem grande esforço para que a organização consiga resultados. Seja qual for o caso, a organização deve sempre procurar acompanhar as tendências nos