Diagnóstico Laboratorial de AIDS e Sífilis
Resumo: O presente estudo fala sobre duas doenças venéreas e virais muito comuns na atualidade: a AIDS e a Sífilis. Mas não pretendemos falar delas do modo convencional; o enfoque desse trabalho é mostrar os tipos de diagnósticos para cada uma das doenças. Portanto, o objetivo desse estudo não é descrever a doença em seus sinais, sintomas e forma de contaminação, apesar de isso ser abordado na introdução, mas focar especificamente o diagnóstico laboratorial que está presente na nossa área de atuação, a biomedicina.
Palavras-Chave: doenças – diagnóstico laboratorial – AIDS – Sífilis.
Abstract: This study talk about two veneral and viral diseases very common actually: AIDS and Syphilis. But we don’t mean talk about them of conventional mode; the focus of this study is show the types of diagnostics for each disease. So, the objective of this study is not to describe the disease in its signals, symptoms and mode of contamination, but to focus specifically the laboratory diagnostic that’s present in our area of expertise, the biomedicine.
Key-words: diseases – laboratory diagnostic – AIDS – Syphilis.
Metodologia: Este artigo é uma revisão bibliográfica feita em cima de livros na área de Microbiologia, Imunologia e Patologia e em cima de artigos sobre ambas as doenças.
INTRODUÇÃO
A sífilis é uma doença venérea sistêmica com múltiplas apresentações clínicas (Collins, 2000) causada por um vírus do tipo espiroqueta, o Treponema pallidum. Mas apesar de ser uma doença caracterizada por transmissão sexual, a sífilis também pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez. As manifestações clínicas da doença são divididas em três estágios: o primário, que ocorre 3 semanas após a infecção e é caracterizado por uma único cancro no local da invasão que desaparece espontaneamente assim como o secundário; o secundário, que ocorre entre 2 e 10 semanas após o primário e é caracterizado por exantemas