Diagnóstico Interno
Papel dos gestores
Selecionar as forças, dentre uma infinidade de dados e informações, que podem potencialmente afetar significativamente as organizações.
Preparar um diagnóstico estratégico das empresas.
Preparar uma visão periférica capaz de descortinar horizontes que permitam visualizar o ambiente dos negócios em toda sua dimensão e dinamismo.
Diagnóstico interno estratégico – entendimento
O DEI (ou análise do ambiente interno) é o retrato da realidade da organização no momento em que ele foi feito. É olhar para dentro da organização.
Este olhar para dentro permite a identificação de potencialidades e vulnerabilidades, agrupando perspectivas internas divergentes e com isto vislumbrando um “retrato” mais focado e compreensivo da organização.
Finalidade do estudo do ambiente interno
Permitir autoconhecimento
Localização das potencialidades e vantagens competitivas, bem como limitações e restrições da organização diante do que ela pretende fazer.
Análise interna – processo
A análise do ambiente interno pode ser realizada por vários caminhos, mas que conduzem a um mesmo objetivo: a identificação de potencialidades (pontos fortes) e vulnerabilidades (pontos fracos) de uma organização.
Entendimento importante...
Uma vez identificados os fatores internos, deve-se atentar para o fato de que alguns deles são próprios específicos a cada setor de atividade, passa-se a uma avaliação de caráter corporativo, que deve ser feita com relação as demais organizações produtivas dos mesmos setor de atividade.
Implicações de DIE
Esta análise completa permitirá a identificação objetiva dos Fatores Críticos de Sucesso da organização no ramo de atividade na qual ela opera ou planeja operar.
Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são os fatores que levam uma organização a cumprir sua missão (razão de ser) e atingir sua visão.
Os FCS são fatores chave, ou seja, fatores cujo desenvolvimento será