Diagnóstico do ensino de geografia
Introdução
Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico de como se encontra o ensino de Geografia em Marília e Região. Foi elaborado pelos alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - UNESP, como pesquisa para a disciplina de “Geografia Humana”, apenas para se ter uma “noção geral” de como está tal ensino na região de Marília. Não foi utilizada nenhuma técnica específica de pesquisa. Foram utilizados questionários com perguntas dissertativas que foram respondidas de próprio punho, no momento da pesquisa, por alunos e professores. A escola pesquisada por mim foi o “CEFAM” de Marília, na qual foram entrevistados dois professores, cada um com uma formação específica: Um cientista social, formado pela UNESP de Marília, mestrando em serviço social, que leciona Sociologia nos 3o e 4o anos; e outro, formado em História na F.A.F. (atual UNESP), Estudos Sociais, Geografia e Pedagogia, que leciona Geografia no 2o magistério. Também foram entrevistados cinco alunos de diferentes classes dessa escola. Basicamente, as suas respostas foram as seguintes:
I - Professores
1) O que é geografia? É uma ciência que estuda a natureza, se preocupa com as transformações do espaço (físico, social e político) decorrente da ação do homem.
2) Para que serve? Para se compreender o movimento de transformação que se dá a nível local, regional e global da realidade em que vivemos. Serve para firmar o espírito crítico dos alunos, fazendo com que eles possam resolver os problemas de seu meio.
3)A quem serve? Serve para a apropriação do espaço, e para a dominação dos homens pelos homens. Isto porque a classe dominante apropria-se do conhecimento dado pela Geografia para satisfazer seus interesses. --------------------- A todos os seres do mundo, visto que é uma disciplina dinâmica e trata o homem em relação a natureza, e vice-versa.[1]
4) O que falta para que a