DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS DA CULTURA E PRÁTICA ORGANIZACIONAL
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
1. DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS DA CULTURA E PRÁTICA
ORGANIZACIONAL
2. Objetivo
Analisar o comportamento dos colaboradores de uma organização, caracterizando o nível de comprometimento e resultados positivos.
3. Introdução
Na busca incessante por recursos e talentos, as empresas estão investindo cada vez mais em melhorias para obterem resultados sustentáveis e positivos no mercado. Investem em treinamentos e métodos que possibilitem a satisfação tanto dos colaboradores como dos clientes.
O clima organizacional está relacionado com o nível de motivação de seus participantes, (CHIAVENATO 2010).
Cada empresa apresenta uma cultura diferente no seu ambiente organizacional. Algumas
valorizam
mais
o
comportamento
de
seus
colaboradores, outras atuam voltados para políticas de incentivos, outras na interação entre os membros e o ambiente externo e outras valorizam a parte física, a padronização, estímulos individuais, sem se importar com o todo.
Segundo Gil, (Gil 2010), há empresas que se caracterizam pela autonomia de seus membros e pelo baixo nível de dependência em relação aos superiores.
É possível observar numa empresa o grau de satisfação de seus membros no ambiente organizacional de acordo ao atendimento prestado aos clientes e à postura adotada pelos profissionais.
Quando uma organização aplica uma cultura relacionada ao seu ambiente de trabalho obtém melhores resultados comparadas a outras que permanecem resistentes aos estímulos externos.
Uma
organização
fundamentada
em
uma
cultura
favorável ao
comportamento de seus membros se reflete em satisfação, em um clima agradável e consequentemente favorável ao desempenho e à participação de todos na busca pelos objetivos estratégicos da empresa. Algumas empresas são deficientes em oferecer estímulos para que seus colaboradores produzam com eficiência.
Muitas organizações não trabalham