Diagnóstico Ambiental
Diagnóstico Ambiental
Júlio Bernardo Torres Nunes Lara
Maria Eunice Mesquita da Rocha
Priscilla Silva Veloso
1. INTRODUÇÃO
Um diagnóstico ambiental pode ser definido como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área a fim de caracterizar sua qualidade ambiental. O objetivo desse diagnóstico é interpretar a situação ambiental dessa área, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionado aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores socioculturais, serve de base para o conhecimento e exame da situação ambiental, visando traçar linhas de ação ou tomar decisões para prevenir, controlar e corrigir problemas ambientais. Para realizar nosso diagnóstico ambiental, escolhemos a empresa Laticínios São Vicente de Minas S.A., a qual daremos mais detalhes a seguir.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A Empresa Fundada no Brasil em 1994, a Laticínios São Vicente foi uma criação de imigrantes dinamarqueses que chegaram ao sul de Minas trazendo com eles técnicas peculiares na produção de queijos finos. Essa tradição, aliada às condições favoráveis da região, como topografia, clima, altitude, além da fácil adaptação do gado holandês para a produção de leite, proporcionou a criação de um polo pioneiro de produção desse tipo de queijo na região. A empresa possui destaque na produção de queijos finos, mas também oferece uma linha diversificada de produtos. Sendo assim, está inserida no setor de indústria de alimentos. Possui aproximadamente 1.797,71 m² de área construída, sendo 1.610,47 m² de área total útil.
2.2 Funcionários Atualmente a empresa conta com cerca de 130 funcionários. A grande maioria mora na própria cidade onde a empresa localiza-se, São Vicente de Minas. Sendo assim, eles convivem às proximidades da fábrica, poupando a emissão de gases estufas pelos veículos de transporte. Esse número não relaciona a equipe terceirizada para