Diagnóstico Ambiental
Pereira, Amanda Alves; Leão, Ana Carolina Peixoto; Sousa, Carla Wélida Gonzaga; Canguçu,Clara Sousa; Fonseca, Jenniffer Adrielly Linhares; Vieira, Joyce Thalita Francelino; Cardoso,Karina Pereira; Rocha, Rafaela Nascimento; Tenório, Samara Gomes.
Paraíso do Tocantins, 07 de abril de 2014.
1. Área de Influência
O diagnóstico ambiental foi realizado abrangendo os Meios Físico, Biótico e Socio-Econômico. Analisando as informações obtidas por meio de um estudo e levantamento das características da região do empreendimento e as áreas circunvizinhas. A área mapeada corresponde as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Paraíso do Tocantins que possui área aproximada de 30.000m². A área de influência definida para o estudo sócio-econômico, corresponde ao bairro Santaninha, localizado no distrito Agro-Industrial de Paraíso do Tocnatins.
Área IFTO-Campus Paraíso
Cidade de Paraíso do Tocantins
1.1 Meio Físico
1.1.1 Clima e Recursos Hídricos
O sistema hidrográfico é composto pelo curso d’água denominado Córrego Santaninha, que corre em direção ao Ribeirão dos Mangues (2.797,8 km² - 1,0%), sendo os mesmos afluentes da bacia do rio Tocantins (770.000km²).
A umidade relativa do ar para os meses de maior índice de precipitação, novembro a abril, ficam em torno de 80% a 50%. Já nos meses de estiagem, maio a outubro, a umidade apresenta-se na faixa de 50% a 20% respectivamente. A média anual de temperatura fica em torno de 26ºC e o índice pluviométrico de 1900 a 2100 mm.
O clima é classificado como úmido subúmido com moderada deficiência hídrica no inverno, evapotranspiração potencial média anual de 1.500 mm, distribuindo-se no verão em torno de 420 mm ao longo dos três meses consecutivos com temperatura mais elevada.
Precipitação anual Temperatura média