Diagnostique Antes De Receitar
Apesar de difícil temos de entender e analisar algo antes de tiramos conclusões, muitas vezes, precipitadas.
E muitas vezes mesmo tendo em vista um diagnóstico, precisamos estar seguro dele, até porque não seguimos um procedimento o qual não temos confiabilidade o bastante no diagnóstico para executá-lo. Um exemplo disso é o vendedor o qual apenas vende um produto, caracterizando-se como um vendedor comum, porém, há aquele o qual entende necessidades e preocupações de seu consumidor, sendo assim, não um vendedor de um certo produto, mas sim um vendedor de soluções, caracterizando-se como um vendedor eficaz.
A ferramenta ideal para um diagnóstico de excelência é a compreensão. Se julgarmos e dermos um veredicto, nunca entenderemos a situação como um todo e, além disso, a análise final estará incorreta.
Compreender antes de julgar é fundamental e.m todas as áreas de nossa vida, no entanto suas forças concentram-se em relações inter pessoais.
Quatro reações autobiográficas
Reagir auto biograficamente é: avaliar, aprovar ou não, testar, fazer perguntas e aconselhar a partir de nossos próprios pontos de vista,
Esse comportamento esta enraizado em nós e reproduzimos isso de uma forma natural, devido ao fato de que ouvimos auto biograficamente, logo, reproduzimos da mesma forma.
Um exemplo é fazer perguntas sobre tudo o que o outro diz antes mesmo que você possa realmente entende-lo. Isso faz com que todas as perguntas sejam em vão, aí você acaba não entendendo o que o outro sente e ambas as partes participam de um diálogo o qual não teve fundamento algum. Esse é um dos principais motivos pelo distanciamento entre as pessoas.
Com essas reações autobiográficas, podemos entender o quanto somos limitados na questão de tentar compreender o outro através, unicamente das palavras. Temos que ter uma visão holística e compreender as situações como um todo, aí entendemos o porquê de um diagnóstico confiável.
Existem 4 estágios para o