DIAGNOSTICOS DE DEFEITOS NO COMPUTADOR
1. Fonte.
Danos: Instabilidades nas tensões de saídas afetando completamente o micro geralmente fruto de falha em seus componentes (mosfets em geral), instabilidade na tensão de entrada (rede elétrica) ou potência inadequada aos componentes do micro. Gera falha na inicialização (micro não liga ou liga e desliga) ou desligamentos aleatórios, falha nos dispositivos por ela alimentados (HD principalmente).
Possível solução: Em 1º lugar checar a rede elétrica onde o micro está conectado contratando um profissional qualificado, providenciar um aterramento para esta tomada, uso de nobreaks ou estabilizadores de qualidade (núcleo isolado) e evitar filtros de linha. Próximo passo é a troca da fonte do micro e verificar de sua potência se enquadra aos componentes do seu micro.
2. Aquecimento.
Danos: Resets, desligamentos e travamentos aleatórios, erros de na execução do Sistema Operacional (tela azul, etc) além do risco de perda do processador (queima).
Possível solução: Dispor os cabos flats e de energia de uma forma que fique um espaço livre para a movimentação do ar no interior do gabinete. Troca da pasta térmica do processador de tempos em tempos e checagem da ventoinha do cooler e, se for o caso, trocando-o por um de melhor dissipação térmica. Instalação de coolers adicionais no gabinete para uma melhor movimentação do ar interno.
3. Memória.
Danos: Resets aleatórios, erros durante a execução do Sistema Operacional (Windows, Linux, etc), bips contínuos quando o micro não "liga".
Possível solução: Quando o micro não liga e fica com bips contínuos poderá ser defeito no módulo de memória e neste caso somente a troca e testes com outro. Caso o micro inicie, utilize o MEMTEST ou o Pc-Check para verificar se existem erros nos endereços da memória, se houver será necessário também a troca.
4. Hard Disk.
Danos: Perda de dados e no meu ver a pior de todas as catástrofes.
Possível solução: Quando começam a ocorrer bad blocks