Diagnostico social
Capitulo I – que é um diagnostico social?
a) Etimologia do termo
Considerações gerais O termo diagnostico vem do grego “diagnostikos” Dia = através gnosis = caminho apto para conhecer
A palavra diagnostico é utilizada em diferentes circunstancias para fazer referencia á caracterização de uma situação mediante a análise de alguns sintomas. Enquanto termo técnico-profissional te sido muito empregue na medicina. Progressivamente este termo passou também a ser usado noutros campos, nomeadamente nas Ciências sociais, onde veio a constituir um dos elementos chave de intervenção social.
Diagnostico clínico (medicina): procedimentos utilizados para averiguar o estado de saúde de uma pessoas o carácter da sua doença, mediante o exame da sua sintomatologia a fim de prescrever o tratamento mais adequado.
b) Uso do conceito de diagnostico no campo da medicina e a sua transposição para as ciência sociais e metodologias de intervenção social
Avaliação do profissional medico
Quando atende um paciente leva consigo: toda a sua bagagem de conhecimentos teóricos: toda a sua experiência pessoal.
Quando está com o paciente: examina-o fisicamente; faz-lhe perguntas para obter informação sobre o que o paciente sente; recorre á sua historia clínica (antecedentes)
Detectada a doença (o problema) procede a: determinar os factores que originaram; estabelece o que se passaria com o paciente.
Em alguns casos encarrega a análise sobre questões pontuais a outros especialistas.
Com estas informações e tendo em conta as observações realizadas de maneira directa, o medico procede á avaliação: avaliação da situação do paciente; classificar a doença segundo os sintomas; considerar os meios ou formas de cura.
Tem em conta os recursos e os meios disponíveis, incluindo desde o potencial genético da pessoa até á sua situação socioeconómica, passando pelo seu meio ambiente, ou a tecnologia sanitária disponível.
Aspectos ater em