Diagnostico organizacional
As mudanças estabelecidas pelo processo de globalização nas áreas econômico, político e social na atualidade tem exigido cada vez mais das organizações formularem estratégias de manutenção no mercado.
Segundo Santos et al. (2014), objetivando alcançar desempenho satisfatório se faz necessário que a organização estabeleça os seus valores e que estes estejam bem definidos como base para sua atuação.
Conforme pesquisa realizada na organização quando questionado se a direção define valores e diretrizes para promover a cultura da qualidade e atendimento as necessidades das partes interessadas, a mesma informou que os valores foram divulgados, estão consolidados e norteiam o fazer profissional dentro da organização por todas as partes interessadas.
Fora evidenciado através de pesquisa documental da organização que a mesma possui como compromisso de sua Política do Sistema de Gestão Integrado o atendimento e satisfação de clientes, acionistas e colaboradores, procurando atender a legislação vigente, preocupando-se com o potencial humano e os recursos que dispõe e sua utilização com responsabilidade objetivando sempre prevenir e reduzir riscos à saúde e segurança do colaborador, além da preocupação com o Meio Ambiente, de forma a prevenir a poluição e reduzir os impactos ao ar, água, solo e comunidade, com vistas a melhoria contínua do Sistema de Gestão e dos serviços prestados.
Além do que foi possível verificar que os Objetivos do Sistema de Gestão são desdobrados em Indicadores, que possuem um plano de gestão específico para cada setor.
Nesse sentido Santos et al. (2014, p. 24) discorre que:
Os valores organizacionais são a base sobre a qual devem ser estruturados todas as formas de atuação e o próprio sistema de gestão da organização. A alta direção tem papel fundamental na disseminação desses valores, fazendo com que eles sejam inseridos na cultura organizacional. Esses princípios devem estar na ponta da língua