Diagnostico espacial
Ético-politica: delimita-o em seu sentido e em seus afins, pois atuar na esfera publica coletivo exige, antes de qualquer coisa, um compromisso com a efetividade, e para isto é preciso que tenhamos uma visão critica que questione.
Elaboração de projetos sociais: existem 3 dimensões
1º processo lógico: é necessário que seus conteúdos sejam preciso e sistemáticos, em um encadeamento racional e ações.
2º processo comunicativo: é um documento do projeto que deve ser resultado de uma construção coletiva, onde se cria estratégias resultados, para convencer e informar a importância da necessidade de sua implementação de fazer com eficaz este projeto.
3º cooperação e articulação: é a capacidade de trabalharmos juntos com parceiros ou colaboradores, cada um com suas identidades e diferenças.
O projeto social como um processo lógico
A criatividade da imaginação é preciso saber juntar força da racionalidade, perceber o real como uma teia de relações, como um sistema interligado de forças e influencias.
Todo projeto deve passar por três momentos: planejamento, implementação e avaliação.
1º avaliação começa logo que uma proposta de projeto é esboçada,é chamada avaliação ex-ante,tem por objetivo analisar o ambiente onde o projeto pretende se instalar,é preciso examinar o contexto social,econômico e político do local onde vai ser implantado o projeto.
2º implementação,fornece as informações necessárias,não só para o momento da avaliação final,mas tbem para todos níveis gerenciais,possibilitando o controle efetivo das ações em sua relação com nossos objetivos.
Políticas, planos, programas e projetos na lógica do planejamento:
O plano Fornece um referencial teórico e político,as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a elaboração de programas e projetos específicos.
Em um plano,os problemas são