Diagnostico de Vulnerabilidade
1.1- Aspectos geográficos
Icatu é um município do estado do Maranhão. Localiza-se na micro - região de Rosário, mesoregião do Norte Maranhense. Tem uma superfície de 1547km². Foi criado em 1688.
Está localizado na zona do litoral norte da mesorregião do leste maranhense e microrregião da baixa oriental maranhense. É limitado ao norte pelo oceano Atlântico, ao sul pelos municípios de Axixá e Morros, a leste pelo município de Humberto de Campos e a oeste, pelos municípios de Axixá e São José de Ribamar. O município tem posição geográfica definida pelo paralelo de 2º e 46' de latitude sul onde se cruzam com o meridiano de 44º e 04' de longitude oeste. A altitude da cidade está a 12m acima do nível do mar.
Sua área total corresponde a 1.448,796km² e sua população, de acordo com o Censo 2010, é de 25.147hab. O município conta ainda com densidade populacional de 17,5hab./km², com o crescimento anual da população 2000 -2010 de 1,58%.
Sua distância até a capital é de 115 km.
Mapa do estado do Maranhão, dando ênfase ao município de Icatu.
1.2- Aspectos Históricos
Em outubro de 1614 a frota de Jerônimo de Albuquerque e de Diego de Campos aporta em Guaxenduba, nome então dado ao atual município de Icatu. Estes, que ao aportarem tinham o objetivo de combater os franceses que ali se encontravam.
Os portugueses resolveram construir um forte denominado de forte de Santa Maria, no entanto, quando ainda estavam construindo, foram surpreendidos pelo desembarque maciço na praia, no dia 19 e novembro de 300 franceses e 2.000 índios tupinambás.
Explode a guerra com todo furor. No campo da luta tombaram 1.250 tupinambás e 150 franceses de Daniel de La Touche e somente 11 portugueses de Jerônimo de Albuquerque. Os portugueses foram os grandes vitoriosos dessa batalha. Jerônimo fez brotar da terra encharcada de sangue, em torno do forte, o primeiro povoamento português em terras maranhenses, com o nome Arraial de Santa