diagnostico de enfermagem para doença de crohn
A Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. A Doença de Crohn inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária.
Como a Doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa (em geral, é difícil diferenciar uma da outra), as duas doenças são agrupadas na categoria de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).
Diferentemente da Doença de Crohn, em que todas as camadas estão envolvidas e na qual pode haver segmentos de intestino saudável normal entre os segmentos do intestino doente, a colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial (mucosa) do cólon de modo contínuo.
Dependendo da região afetada, a Doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite. Para reduzir a confusão, o termo Doença de Crohn pode ser usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno).
Diagnóstico de Enfermagem (Período Pós-operatório)
Nutrição desequilibrada, menor que os requisitos corporais, relacionado com os problemas de alimentação enteral;
Risco de infecção relacionado com a presença de feridas e da sonda;
Risco de integridade cutânea prejudicada no local da sonda;
Enfretamento ineficaz relacionado com a incapacidade para se alimentar normalmente;
Imagem corporal conturbada relacionada com a presença da sonda;
Risco de controle ineficaz do regime terapêutico com o déficit de conhecimento sobre o cuidado domiciliar e o procedimento de alimentação.
Problemas Independentes/Complicações Potenciais
Infecção da ferida, celulite e abcesso da parede abdominal;
Sangramento GI;
Remoção