Diagn stico organizacional de marketing
Kotler, Hayes e Bloom (2002, p. 7) afirmam que, apesar de algumas pessoas terem uma concepção equivocada de Marketing como algo manipulativo, ele é um instrumento embasado na comunicação eficiente entre a empresa e o cliente. Portanto, “é um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo de que precisam e também o que desejam, em razão da criação e da troca de produtos/serviços de valor com outras pessoas”.
Doin e Sillas (2007) alertam que o uso Marketing não está restrito aos bens de consumo, tendo em vista que é utilizado constantemente na propagação de ideias e ideais políticos e religiosos e programas sociais.
Para alcançar as metas traçadas o marketing possui uma ferramenta chamada 4 ps de marketing, que constitui basicamente em produto, preço, promoção e praça.
O produto oferecido ao mercado deve ser de qualidade, uma vez que uma campanha de marketing não terá valor se o produto oferecido não apresentar qualidade para o cliente, sua função é satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor.
Nesse sentido, Marques afirma que produto “é algo que pode ser oferecido ao mercado, para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade.” (PHILIP KOTLER, apud MARQUES, 2008, p.38).
O preço do produto é o valor monetário da qual o consumidor está disposto a pagar na obtenção de tal produto ou serviço, contudo, devemos considerar que um produto que apresente um preço muito reduzido pode transmitir ao mercado a impressão de baixa qualidade, em contrapartida, um custo muito elevado deve transmitir status e sentimento de maior qualidade no consumidor.
A percepção do cliente quanto ao preço se