Diagn stico do cancer infantil
Karla Emilia Rodrigues; Beatriz de Camargo
Hospital do Câncer de São Paulo, São Paulo, SP
Endereço para correspondência
RESUMO
OBJETIVO: Alertar para a necessidade do conhecimento e investigação dos sinais e sintomas iniciais do câncer infantil, bem como para a responsabilidade de todos envolvidos no processo do seu diagnóstico precoce a fim de melhorar os nossos índices de cura.
MÉTODOS: Revisão da literatura através de consulta ao Medline.
RESULTADOS: O diagnóstico do câncer infantil é um processo complexo e muitas são as variáveis que parecem influenciá-lo. A detecção precoce e o pronto início do tratamento têm importante papel na redução da mortalidade e morbidade do tratamento. O melhor entendimento da relação entre estes fatores é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública para detecção precoce do câncer infantil.
CONCLUSÃO: Muitos fatores parecem estar associados ao atraso do diagnóstico do câncer infantil. O tempo que decorre entre o primeiro sintoma e o diagnóstico depende da idade da criança e do tipo do tumor, principalmente. Determinar os sinais e sintomas que devem alertar para a possibilidade de doenças malignas ainda é um desafio.
Unitermos: Câncer infantil. Diagnóstico. Sinais e sintomas.
SUMMARY
OBJECTIVES: To call attention for necessity of the knowledge of the early symptoms of childhood cancer and for the responsibility of the parents, physicians and teachers rendering health supervision to the children and to alert that the early detection and prompt treatment is of paramount importance in achieving cures in childhood cancer.
SOURCES: Literature review using Medline.
SUMMARY: The diagnosis of childhood cancer is complex and many variables play an important role. Early detection and prompt therapy have the potential to reduce mortality and treatment morbidity. A