diacono permanente igreja catolica
APRESENTAÇÃO DO SERVO DE JAVÉ,
(1o canto do servo de Javé)!
Is. 42,1-12
Leitura de Isaías 42, 1-12
a) QUEM É O SERVO APRESENTADO EM Is 42,1-4?
O texto começa com uma fórmula de apresentação: ”Vejam o meu servo” ou “Eis aqui o meu Servo” Parece que o próprio Javé está falando! Mas para quem? Quem será este servo?
1. Primeira interpretação: o Servo é Ciro rei de Persa...
Se olharmos o texto em si mesmo, destacam-se as imagens que lembram a instalação de um rei, dotado do Espírito de Javé e encarregado de promulgar na terra o direito e a justiça, libertando os cativos.
Estes traços não caracterizam um profeta (homem da Palavra, que anuncia e denuncia),mas uma figura investida de poder político.
Neste sentido os versículos 1-4 podem continuar a anunciar o tema da apresentação de um libertador político, que começou a ser apresentado no capítulos 41
No Livro do profeta Isaias vai aparecer a figura de Ciro, rei de Persa. O nome dele não foi anunciado no cap.41,nem é proclamado no nosso texto, mas vai aparecer neste livro de Isaías, em Is 44, 28 e 45 ,1-7.
É uma interpretação: o servo anunciado em Is.42,1-4 pode ser Ciro rei de Persa.
Pensando neste grande general, que vai se tornar rei, e lendo Is 42,1-12 podemos realmente pensar que é possível esta primeira interpretação. Ciro terá uma “missão de conquista e de reagrupamento mundial que se exercerá, não no estilo brutal dos assírios e dos babilônios, mas no respeito dos povos e na preocupação de sua restauração. O povo de Israel, esgotado pelo exílio, reduzido ao estado de caniço dobrado ou de pavio que está se apagando, reencontrará a vida. O mundo do Oriente Médio aguarda, mais ou menos conscientemente ser colocado de baixo da lei do conquistador que lhe restituirá a vida. As pretensões imperialistas de Ciro estão na linha do designo de Deus e da felicidade da humanidade”
Mas não é suficiente esta primeira interpretação!
2. Segunda interpretação: O Servo é o povo