Diabetes
Este trabalho tem como objetivo, esclarecer à respeito da diabetes de forma educativa e preventiva, para que o indivíduo possa através do conhecimento, identificar precocemente a doença ,e assim prevenir suas complicações.
INTRODUÇÃO
A Diabetes Mellitus ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue. A insulina é produzida pelo pâncreas e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose como principal fonte de energia.
CLASSIFICAÇÃO DO DIABETES
Diabetes do tipo I
Diabetes do tipo II
Diabete gestacional
Diabetes tipo I O termo tipo I indica destruição da célula beta que eventualmente leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose, coma e morte. Seu pico de incidência é entre dez e quatorze anos de idade.
Diabetes tipoII O termo tipo II é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos visa alcançar controle do quadro hiperglicêmico.
Diabetes gestacional É a hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de intensidade variada, geralmente se resolvendo no período pós-parto, mas retornando anos depois em grande parte dos casos.
DIAGNÓSTICO * Exame de glicemia em jejum (FPG) Glicemia entre 100 mg/dl e 125 mg/dl, confirma o pré-diabetes. Isso significa que o indivíduo está mais propenso a desenvolver o diabetes tipo 2. * Glicemia igual ou superior a 126 mg/dl, confirmada por repetição do teste em outro dia, é diagnóstico de diabetes.
* Teste oral de tolerância à glicose (TOTG)
Glicemia entre 140 mg/dl e 199 mg/dl confirma o pré-diabetes, também chamado de intolerância à glicose. Isso significa que o indíduo está mais propenso a desenvolver o diabetes tipo II. Glicemia igual ou superior a 200mg/dl, confirmada por repetição do teste em outro dia, é diagnóstico de diabetes.
SINTOMAS