Diabetes
1.1 Diabetes Mellitus
Segundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticos em todo o mundo, o que significa que 6% da população têm diabetes.
O Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) resultantes de defeitos na secreção de insulina e/ ou na ação desta (BRUNNER, 2002).
Embora ainda não haja cura definitiva para o Diabetes Mellitus, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador de Diabetes Mellitus.
1.2 Hipertensão Arterial
Hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais.
Na circulação normal, a pressão é exercida pelo fluxo de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. A pressão arterial elevada, conhecida como hipertensão, pode resultar de uma alteração no débito cardíaco e/ou de uma modificação na resistência periférica (BRUNNER, 2002).
2. JUSTIFICATIVA Visto que os índices de pessoas com HA e DM são consideráveis, notamos a necessidade de realizar um estudo sobre o assunto, o qual aponta para necessidade de que sejam revistas as questões de educação/ orientação para o paciente com HA e DM, de encorajamento e compreensão acerca das percepções e vivências frente a uma nova realidade. A escolha do assunto adotado é justificada pelo fator de responsabilidade que o tema exige, bem como da qualificação necessária do profissional para que o resultado final seja um trabalho de credibilidade e, principalmente, gerando conhecimentos positivos aos pacientes e a sociedade. Sabemos que a HA e a DM fazem parte do cotidiano de muitas pessoas tendo nós intenção de contribuir com essas pessoas através de informações e mostrar a elas que se pode ter uma qualidade de vida mesmo convivendo com a doença desde que