DIABETES
NOME
RA
Saúde Pública e Epidemiologia
Anhanguera Educacional
2015
Curso de Farmácia
DIABETES MELLITUS
Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Saúde Pública e Epidemiologia, à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação da professora Margareth Arioza.
Anhanguera Educacional
2015
Ensaio acadêmico sobre Diabetes Mellitus
I. Introdução
Com a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, o sedentarismo, dietas inadequadas, o crescente comércio de fast foods, entre outros fatores, tem feito com que o distúrbio metabólico conhecido como Diabetes tem sido algo crescente, e se caracterizado como uma epidemia na população, já que a obesidade tem sido o fator responsável pelo aumento de casos.
A Diabetes é caracterizada pela hiperglicemia e associada a algumas complicações disfunções e insuficiência de vários órgãos. O exame de glicemia do jejum é o primeiro passo para investigar o diabetes e acompanhar a doença.
Quando se tem a glicemia alterada, sendo em jejum ou até mesmo depois de uma refeição, fica claro que há uma disfunção do pâncreas, fica caracterizada a incidência da diabetes.
Diabetes pode ser classificada em pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, e, diabetes gestacional. Nesse trabalho será abordado sobre diabetes tipo 1 e tipo 2, com o tempo vem sido descoberto variados tipo de diabetes a cada descoberta do processo da patogênese da Diabetes.
Elucidaremos nesse trabalho, a forma como se desenvolve a Diabetes, a diferença entre os tipos 1 e 2, quais os sintomas de cada uma, e as medicações utilizadas no controle dessa doença, já que a mesma não tem cura.
II. Desenvolvimento
DIABETES MELLITUS
Diabetes Mellitus faz parte de um grupo de distúrbios metabólicos que compartilha a característica subjacente comum de hiperglicemia. É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorre da falta de insulina, ou da incapacidade da mesma de exercer