diabetes
Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com diabetes Aqui vamos esclarecer de forma objetiva as dúvidas mais comuns sobre o diabetes. Você pode colaborar para uma adequada vida escolar do aluno com diabetes e contribuir com observações para a descoberta de diabetes em outros alunos!
O que é diabetes?
O diabetes é uma disfunção crônica que leva ao aumento da glicemia (açúcar no sangue), por ausência ou falta de insulina – hormônio responsável pela entrada da glicose (açúcar) nas células do organismo – ou porque a insulina produzida não age adequadamente.
Quais os dois tipos mais comuns de diabetes?
O tipo 1 é o mais comum em crianças e adolescentes e nele o pâncreas para de produzir insulina. E o tipo 2 é mais comum em adultos, em que há falha na produção de insulina ou porque a insulina produzida não age adequadamente.
O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O sucesso no controle depende da monitorização da glicemia, medicação oral/ insulina, alimentação saudável, prática de atividade física, apoio social e familiar além da educação em diabetes.
O que é monitorização da glicemia?
A monitorização é um controle da glicemia
(açúcar no sangue), realizado através de um teste simples, em diferentes horários do dia, com uma gota de sangue retirada da ponta do dedo e utilizando-se um monitor de glicemia. Se o resultado mostrar valores inferiores a 70 mg/dl, considerase hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue) e, acima de 250 mg/dl, hiperglicemia
(nível alto de açúcar no sangue).
Como deve ser a alimentação na escola do aluno com diabetes? Semelhante a de todos os alunos, ou seja, deve ser saudável, equilibrada e consumida sem excessos, a fim de evitar transtornos da glicemia e indesejável aumento de peso.
escolar