diabetes
ZACHOW, Eliana1; STÜRMER, Luana²; KRAUSE,Kelly de Moura³
Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Processo de enfermagem. Cuidados.
Introdução
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (BRASIL, 2006)
O diagnóstico do diabetes baseia-se fundamentalmente nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral. A medida da glicohemoglobina não apresenta acurácia diagnóstica adequada e não deve ser utilizada para o diagnóstico de diabetes. (GROSS et al, 2002).
Desta forma, o presente estudo, tem como objetivos estabelecer um plano de cuidados para um paciente portador de diabetes melitus, através do exame físico e de todo processo de enfermagem, para prevenir complicações decorrentes da patologia e estabelecer medidas de enfrentamento da doença para melhora do padrão de vida.
Metodologia
Este estudo é do tipo estudo de caso. Foi realizado através da aplicação do processo de enfermagem em um paciente diabético durante o campo de estágio curricular em um ESF da região noroeste do estado do RS. foi aplicado uma ficha de avaliação para obter o histórico do paciente e realizado o exame físico, para posteriormente realizar o diagnostico de enfermagem e implementação do plano de cuidados.
1
Acadêmica do curso de Enfermagem da UNICRUZ: elianazachow@hotmail.com
²Acadêmica do curso de Enfermagem da UNICRUZ: luanasturmerdonati@hotmail.com
³.Docente Curso de Enfermagem Unicruz: koliveira@unicruz.edu.br
Resultados
Foram obtidos os seguintes resultados com a