Diabetes
O diabetes (nome científico: diabetes mellitus) é uma doença que surge quando há problemas na síntese ou liberação controlada de insulina ou quando há sensibilidade das células-alvo a este hormônio.
Existem dois tipos de diabetes: - Diabetes Tipo I (diabetes juvenil): ocorre devido à redução do número de células das illhotas de Langerhans no pâncreas, as quais são produtoras de insulina.
Isso resulta em nenhum ou baixo nível de insulina produzido. Manifesta-se principalmente na adolescência o tratamento requer administração de insulina. Com isso, os pacientes são chamados de insulino-dependentes.
- Diabetes Tipo II (diabetes da maturidade): ocorre em indivíduos de meia idade e que apresentam níveis insulínicos normais ou aumentados. Logo, os pacientessão chamados insulino-independentes. Neste caso, problemas alimentares ligados à obesidade parecem ser os fatores principais para desencadear a doença. Por comerem em demasia ou incorretamente, estão constantemente com a glicemia elevada e conseqüentemente com níveis altos de insulina circulante. Gradativamente, isso acarreta uma insensibilidade ou diminuição do número de receptores na superfície de células sensíveis ao hormônio. Assim sendo, o regime alimentar serve de controle para esse tipo de doença, a qual tem cura. Apesar de ser uma forma mais amena da doença, se não for tratada adequadamente pode levar aos sintomas apresentados do diabetes tipo I.
Há outros fatores que acarretam diabetes: a - Defeitos genéticos da função das células . b - Defeitos genéticos nos receptores de insulina. c - Doenças do pâncreas exócrino (que não produz insulina). d - Induzida por medicamentos ou produtos químicos. e - Formas incomum de Diabetes auto-imune.
Metabolismo do Diabetes
Como já foi mencionado anteriormente na seção do Pão, o aproveitamento da glicose pelos tecidos insulino-dependentes se dá pela presença da insulina na circulação sanguínea. Logo, quando há deficiência na produção de insulina