Diabetes
O diabetes se constitui em um grave e importante problema ao nível de saúde pública em todo o mundo. Dados de prevalência da diabetes mellitus na população de nove capitais brasileiras, em indivíduos entre 30 e 69 anos de idade, apontam um índice de 7,6%. Tal impacto pode ser avaliado através de dados obtidos de fontes do Ministério da Saúde, de levantamentos regionais e de outras associações:
Dados do Ministério da Saúde (2009) revelam que aproximadamente 63% das amputações não traumáticas em membros inferiores ocorridas no ano de 2008, ocorreram em virtude do Diabetes. “O pé diabético é responsável por parcela significativa das internações de pacientes diabéticos, constituindo-se também na maior causa de hospitalizações prolongadas nestes pacientes”. (GAMBA, 1998).
No Brasil, o diabetes mellitus, também é causa importante de amputações de membros inferiores, sendo um considerável fator de incapacidade, invalidez, aposentadoria precoce e mortes evitáveis em paciente diabético (SPICHLER, 1999).
· Diabetes mellitus como o diagnóstico primário de internação hospitalar aparece como a sexta causa frequente e contribui de forma significativa (30% a 50%) para outras causas como cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, colecistopatias, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial; • Pacientes diabéticos representam cerca de:
30% dos pacientes que internam em unidades coronarianas intensivas com dor precordial;
• diabetes é a principal causa de amputação de membros inferiores;
• É também a principal causa de cegueira adquirida;
• Cerca de 30% dos pacientes que ingressam em programas de diálises são diabéticos.
Pressão arterial sistólica < 135mmhg Índice de massa corporal 20 – 25kg/m2
A enfermagem está ligada ao processo educativo e deve estimular o paciente em relação ao seu autocuidado. Ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam os cuidados com os pés, ou seja, as