Diabetes mellitus
A fisioterapia preventiva escolar é uma área que precisa ser melhorada e explorada pelos fisioterapeutas.
Nesta área a atenção do profissional devera ser focada na postura , pois uma postura adequada coordena grupos musculares e ligamentos que atuam elevando, mantendo e dando apoio a diversa parte do esqueleto.
A postura ideal e aquela que apresenta o gasto energético mínimo; adequado e eficiente para o propósito desejado e livre de sintomas dolorosos.
As crianças tem se queixado de dores cada vez mais cedo, dores causadas pelo peso excessivo das mochilas e uma ergonomia escolar inadequada levando os alunos em fase de crescimento e desenvolvimento a apresentar alterações posturais.
Os padrões posturais visto em sala de aula demonstram que grande parte das crianças senta na maior parte do tempo com o tronco flexionado, utilizando a mão sobre o queixo durante os estudos na tentativa de aliviar o peso da cabeça.
Pelo fato de serem crianças, o esqueleto esta em fase de formação sendo assim mais fácil terem deformações. O excesso de peso com as mochilas e a má postura gera um fator causador de lordose lombar, pois altera a linha do quadril em função do abdômen proeminente.
O emprego de uma postura adequada na infância e a correção de desvios posturais possibilitam bons padrões posturais na vida adulta.
O fisioterapeuta que esteja trabalhando em uma escola deve ser capaz e criativo para trabalhar, tendo um papel de grande importância no diagnostico e tratamento de distúrbios do desenvolvimento, avaliando e identificando problemas.
Visando estabelecer a funcionalidade do movimento, trabalhando no sentido de ensinar a criança posturas e movimentos funcionais.
Imagem relacionando o certo e errado de como carregar a mochila nas costas.
Imagem de certo e errado de como sentar em aula.
DIABETES MELLITUS
É uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina ( hormônio produzido pelo