Diabetes Mellitus Vt De Bioquimica 2
Este sucinto trabalho tem o intuito de elucidar o diabetes mellitus (DM) e a hipoglicemia. Duas patologias com grande incidência no país e cada dia acometem mais pessoas em todo mundo.
No presente trabalho propomos abordar na DM e a hipoglicemia, as origens, as causas, as complicações advindas das mesmas. Dentro do DM cabe salientar os tipos mais comuns, bem como os menos conhecidos pela população geral. Trataremos os aspectos bioquímicos e fisiopatológicos para o pleno conhecimento das moléstias. Propomos distinguir as os tipos de diabetes e discutiremos as diferenças fisiopatológicas entre elas.
Foi usado como fonte de consulta: livros e artigos científicos para embasar as informações assim transmitidas e se obter um conteúdo fidedigno. Na obtenção dos artigos foram usadas as plataformas Google Acadêmico, Medline, Lilacs, Bireme utilizando artigos dos últimos cinco anos com as seguintes palavras-chave: diabete mellitus, hipoglicemia, diabete melitus versus hipoglicemia, sintomas da diabetes, sintomas da hipoglicemia.
Não abordaremos questões como tratamento medicamento para não estender o assunto, e sim, cuidar dos aspectos bioquímicos que é o foco da disciplina.
Diabetes mellitus
O diabetes mellitus (DM) é considerado uma das principais uma das principais síndromes de evolução crônica que acomete a população, e sua prevalência vem crescendo significativamente com o processo de industrialização e urbanização populacional dos últimos anos. Atualmente, esta patologia representa um importante problema de saúde pública com alta morbidade, mortalidade e repercussões econômicas significativas.
O DM é uma desordem metabólica relacionada à hiperglicemia em conseqüência da pouca ou nenhuma produção de insulina ou resistência de seus receptores, impedindo o transporte de glicose para o meio intracelular (QUEIROZ et al, 2011).
A insulina é produzida pelas células beta do pâncreas, com a função de facilitar o transporte da glicose do sangue às células do