diabetes completo
Diabetes é um distúrbio metabólico que pode ser de origem genética ou adquirida onde há um aumento da concentração de glicose no sangue (hiperglicemia).
Existem vários tipos de diabetes que são classificadas como: Tipo I, Tipo II, Tipo III ou I e I/2, gestacional entre outras. As Diabetes chamadas de Mellitus (aquelas que ocasionam um aumento de açucar no sangue, como as citadas anteriormente) tem como causadores um mecanismo chamado de splicing alternativo, O mesmo ocorre logo após a transcrição do DNA pelo RNA mensageiro, onde esse é cortado com auxílio de enzimas em exons e íntrons e reformulado de diferentes maneiras o que caracteriza o splicing alternativo. O RNA mensageiro será traduzido no ribossomo e produzirá proteínas diversas com funções diferenciadas.No processo de remontagem, a sequência que corresponde a síntese da proteína insulina ou responsáveis pela produção de receptores de membrana podem não ser fabricadas ou produzidas de forma ineficiente, ocasionando a característica fenotípica observada nos portadores dessa doença.
Atualmente, a diabetes pode atingir um número significativo de pessoas. No Brasil, tornou-se uma questão de saúde pública.
Diabetes do tipo I
A Diabetes do tipo I também chamada de A, Juvenil ou Insulino-dependente é uma doença auto-imune ocasionada pela produção de auto-anticorpos pelo organismo do indivíduo que destrói as células beta pancreáticas das ilhotas de Langerhans. Essas células são responsáveis pela produção de um polipeptídeo, a insulina, que é um hormônio com função hipoglicemiante, pois diminui a concentração de açucar no sangue por levá-lo para dentro da célula.
A predisposição genética associada a fatores externos tais como: toxinas, vírus e estresse psicológico podem desencadear a doença mas esse gene uma vez presente não significa que haverá a manifestação da diabetes com abslouta certeza. Esse gene pode ou não ser ativado a depender desses estímulos externos também chamados de