diabete na gestação
HIPOTIROEIDISMO NA GESTAÇÃO
DISCENTES:
O QUE É DIABETE GESTACIONAL?
O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez.
É definido como a "intolerância aos carboidratos, de graus variados de intensidade, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto".
DIABETES GESTACIONAL
Crescimento fetal excessivo, hipertensão ou préeclâmpsia na gravidez atual; Antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal de macrossomia (peso excessivo do bebê) ou de diabetes gestacional.
FATORES DE RISCO DIABETES GESTACIONAL
Idade acima de 25 anos; Obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual; Deposição central excessiva de gordura corporal (gordura em excesso no tronco); História familiar de diabetes em parentes de 1o grau; Baixa altura (1,50cm);
COMO SE DESENVOLVE O DIABETES NA GESTAÇÃO?
Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. O pâncreas materno, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro de resistência á sua ação.
Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.
SINTOMAS:
Os sintomas da diabetes gestacional incluem:
Muita fome;
Muita sede;
Ganho de peso exagerado na mulher ou no bebê;
Diurese
Cansaço extremo;
Inchaço nas pernas e nos pés;
Visão turva;
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é feito à partir do rastreamento das gestantes por dosagens da glicemia, importando o acompanhamento das