Diabete Mellitus I e II
No Aspecto Nutricional
Alunas: Márcia Aparecida
Priscila
“O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica que cursa com aumento dos valores de glicemia plasmática devido a ausência, deficiência e/ou resistência à ação do hormônio sintetizado pelas células betapancreáticas, a insulina...”
No DM tipo 1, a hiperglicemia é resultado da deficiência na secreção de insulina, que progride para ausência absoluta deste hormônio.
No DM tipo 2, a hiperglicemia ocorre tanto por resistência à ação da insulina como por deficiência na secreção deste hormônio.
O DM Influência o estado nutricional e o metabolismo? A incapacidade do organismo de utilizar a glicose como fonte energética, leva ao catabolismo orgânico intenso, com quebra de proteínas e de gorduras para utilização como fonte energética. Esta alteração metabólica cursa frequentemente com perda de peso e comprometimento do estado nutricional.
E pode culminar em quadro de
O estado nutricional Influencia o desenvolvimento da doença?
O estado nutricional afeta tanto o desenvolvimento quanto a evolução da doença.
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento do DM tipo 2. Em pacientes com sobrepeso e resistência à insulina, a perda de peso está recomendada, porque leva à redução da resistência à insulina.
Quais são
?
M
D o d l a n ri c i o t u n a i p a r a te d s o v ti e j b os o
O objetivo primordial do tratamento nutricional de pacientes com DM é manter a glicemia próxima aos valores da normalidade, pois o controle intensivo da glicemia reduz as complicações microvasculares.
Quando a terapia nutricional está Indicada?
Deve-se seguir as mesmas indicações de pacientes não diabéticos, tendo atenção especial em caso de alteração na glicemia, estresse catabólico e inapetência. Como a terapia nutricional deve ser Implementada?
Mantendo a necessidade energética dos entre 25 a 35 kcal/kg de peso.
A formulação enteral deve conter:
fibras
ácidos graxos ômega-3